Obter envio gratuito para encomendas superiores a 297,30 €. O serviço DHL Express também está disponível.
Trilho do Jordão, uma caminhada além do radical

...e o que não esquecer de levar na mala para o deserto

Nós da 68travel aventuramo-nos ocasionalmente fora dos trilhos habituais de viagens e caminhadas.

Como desta vez, por exemplo, quando nos dirigimos para a Jordânia.

Sim, também demos o clássico mergulho no Mar Morto e tentamos nadar em suas águas extremamente salgadas de barriga para baixo. Recomendo a todos que experimentem, mas desconfiamos que, tal como nós, não irão conseguir! :)

Não deixámos de visitar a histórica Petra, nadar no Mar Vermelho ou o famoso Wadi Rum.

Tudo isto faz parte do itinerário da maioria dos visitantes ocasionais do país chamado Jordânia. Dedicámos-lhe cerca de dois dias do nosso programa total, e valeu a pena.

O nosso principal objetivo, no entanto, era percorrer parte do trilho da Jordânia, o que pouquíssimas pessoas fazem. Pelo menos por enquanto...

Vivemos e aproveitámos ao máximo cinco dias de caminhada, durante os quais percorremos um pouco mais de 100 quilômetros pelo deserto da Jordânia. E como escrevemos sobre actividades ao ar livre e tentamos ser um conselheiro útil sobre o equipamento necessário para diferentes tipos de caminhadas de aventura, este artigo tem algumas boas dicas sobre o que levar na mala para os desfiladeiros e desertos secos.

As 10 coisas que não podiam faltar na nossa caminhada:

9. carregadores/baterias
  10. sapatos devidamente calçados + protecções contra areia e seixos
  11. canivete
  12. o que não tínhamos e deveríamos ter tido: um chapéu com um avental para o pescoço, protetor solar adequado, bálsamo labial e toalhetes húmidos :)

A lista completa do conteúdo das nossas mochilas para a caminhada de 5 dias está resumida no final do artigo.

1. Filtro de água fiável

A coisa básica e realmente n.º 1 que não pode faltar numa caminhada deste tipo. Para além de nós, só encontrámos um grupo de caminhantes em todo o percurso, por isso não podemos comparar os diferentes sistemas de filtragem utilizados pelos outros. As cabras e os camelos locais contentavam-se com água não filtrada e os caminhantes da Alemanha tinham um filtro sem nome que demorava imenso tempo a filtrar, com um gotejamento muito lento de água.

Tínhamos uma caneta UV testada e aprovada, mas acabou por servir apenas de reserva. Decidimos testar a nova garrafa filtrante GRAYL. A filtragem com ela foi rápida e eficiente, na primeira paragem filtrámos cerca de 20 litros de água em cerca de 15-20 minutos. O bónus foi que a água estava límpida após a filtragem e não havia odores nem cheiros - algo de que nos lembramos de anos de filtragem com pastilhas. Depois disso, nunca foi exatamente apelativa para beber. Se já passaram por isso, sabem do que estou a falar ;)

Utilizámos uma garrafa filtrante GRAYL de 400 ml e conseguimos filtrar este volume em 8-10 segundos. Existe agora uma versão melhorada da UltraPress 500 ml, cuja principal vantagem é a abertura superior para beber e uma melhor aderência. Se pretender uma garrafa de maior volume, existe também a GeoPress 700 ml.

Todas elas estão disponíveis em várias alternativas de cores e recomendamos sempre a embalagem de um filtro sobresselente GRAYL, que se enrosca simplesmente na garrafa, para maior segurança. Tem uma vida útil de 100-300 litros, mas isto também depende muito da sujidade da água que está a filtrar. Na Jordânia, bebemos água com um aspeto bastante sujo e inutilizável antes da filtragem, pelo que o filtro se desgastou mais rapidamente. Por isso, é sempre bom ter um filtro de reserva. Especialmente quando se está a alguns dias de marcha da civilização mais próxima... ;)

2. Uma boa mochila com um sistema de costas de qualidade

Quando se caminha de manhã à noite com uma mochila cheia para cinco dias, que inclui não só material de campismo e roupa, mas também comida e água, uma mochila confortável e de boa qualidade é muito importante. Idealmente, com um bom sistema de costas e, de preferência, não demasiado pesada, uma vez que cada 100 gramas de peso se sentem mais e mais a cada quilómetro. As boas mochilas - se tiverem de resistir a alguma coisa - normalmente também têm o seu peso mais elevado. É uma boa ideia escolher o rácio certo e optar por percursos mais longos com uma mochila testada e comprovada. Se escolhemos uma mochila clássica mais pesada ou algo da gama ultraleve, isso depende de cada um de nós.

Dos clássicos, temos por exemplo a Deuter (para as mulheres é mais adequada a versão SL) ou a Ferrino. Ambas são marcas que têm vindo a aperfeiçoar as suas mochilas há décadas e sabem o que estão a fazer. Recomendamos mochilas com uma capacidade de 60-70-80 litros - dependendo de quanto a tenda, o tapete-cama e o saco-cama forem mais leves e reduzidos ;)

E depois há uma categoria à parte, que são as nossas mochilas da conhecida marca ultraleve SixMoonDesigns. Aqui é um pouco mais específico, porque cada mochila é composta por três partes distintas (a mochila propriamente dita, o sistema de ombros e o sistema de ancas). Mas não hesite em contactar-nos se precisar de algum conselho. Também vamos testar a mochila da SMD - numa caminhada de 8 dias em Omã.

3. Colchão de dormir confortável e leve

Já tivemos modelos diferentes, mas o que posso dizer em boa consciência é que o Therm-a-rest tem-nos servido bem durante anos. Não apenas para nós, mas em todo o mundo. Se não se importar com o volume maior e com o facto de o prender ao exterior da sua mochila, o "velho clássico" na forma do indestrutível Z lite ou Z Lite Sol é uma óptima solução. Estes modelos são embalados em segundos, sem necessidade de encher e esvaziar, não se importam quando o orvalho cai sobre eles ou se molham, e pode rolar imediatamente sobre eles durante o dia. Ou utilizá-las como almofada de assento durante a pausa para o almoço no trilho.

Se quiser poupar peso e espaço (e não se importar de poupar menos na sua carteira), existem modelos leves e empilháveis, que serão gentis especialmente com as suas costas (durante o dia, mas também à noite). Alguns dos melhores incluem, por exemplo, um dos World's Top Mattresses do ano passado - o NeoAir Uberlite, ou o mais económico Prolite. O último sucesso é o Therm-a-rest NeoAir Xlite, uma versão mais durável e menos "enferrujada" em comparação com o Uberlite. Apenas um pouco mais pesada.

No caso dos colchões insufláveis, recomendo a utilização do saco insuflável que vem com o colchão, devido à humidade que se acumula no colchão quando se sopra para dentro dele. A menos que esteja a dormir em temperaturas muito baixas, não desempenha um papel muito importante em termos de isolamento. Isto pode ser resolvido em casa, deixando o colchão de ar insuflado durante alguns dias e as gotas acumuladas no interior desaparecerão gradualmente. No entanto, em viagens mais longas, isto pode acumular-se em mais do que algumas gotas de líquido.

Mais uma pequena recomendação da minha experiência pessoal - na altura 186, optei pela primeira vez pela versão Large e não pela Regular. É um pouco mais de peso, mas os poucos centímetros a mais do colchão, tanto em comprimento como em largura, foram muito apreciados e tive um sono de melhor qualidade. E o sono é a coisa mais importante em longas caminhadas - é o que determina o seu bem-estar, energia e boa disposição durante todo o dia seguinte, certo? ;)

4. Tenda leve e de alta qualidade *idealmente com vista para as estrelas

Testámos três modelos diferentes da MSR, nomeadamente a Elixir, a Hubba e a Access. Três níveis de tendas, entre as quais se pode escolher apenas com base no objetivo para o qual se pretende utilizar a tenda a longo prazo ou um pouco com base nas suas possibilidades financeiras. A menos que planeie acampar durante todo o ano, a Elixir é perfeitamente suficiente. A Elixir 1 tem uns agradáveis 2,16kg.

Pode ainda ser aligeirado, como eu fiz ao optar pelo modelo Hubba NX. Como eu pessoalmente prefiro um pouco mais de espaço na tenda - seja para fazer mochilão ou simplesmente para dormir mais confortavelmente, na Jordânia usei a Hubba Hubba NX2, que mesmo na versão para 2 pessoas pesa apenas 1,76kg. A outra tem apenas 1,33kg, o que a torna perfeita com um peso incrivelmente leve.

O terceiro modelo que tínhamos connosco era a Access 2, que pesa 1,84kg, mas é uma tenda de quatro estações que pode ser usada no inverno. Todos os três modelos foram mais do que adequados na Jordânia, especificamente, também gostei de adormecer sob um céu incrivelmente estrelado em mais de uma ocasião, pois a NX2 tem uma parte da tenda feita de malha transparente. E deixei o trópico para descansar.

Para caminhadas de verão semelhantes, a tenda ultraleve CarbonReflex seria muito adequada, com apenas 0,79 kg na versão para uma pessoa e 0,99 kg na versão para duas pessoas. Ou o modelo de verão Zoic 2, mais económico, com 2,19 kg.

Em termos de preço, a Elixir, a HubbaNX, a Carbono e a Access custam entre 100 e 200 euros. Talvez um pouco mais. No entanto, se faz e planeia fazer caminhadas de vários dias, quer ir "com calma" e poder confiar na sua tenda, vale a pena o investimento.

Quanto às tendas, recomendamos definitivamente a compra de um chão, que protegerá melhor a si e à sua tenda ;)

5. Saco-cama "na medida certa"

Quem viaja e acampa com mais frequência durante o ano tem certamente dois ou mais sacos-cama. Não é possível ter apenas um e usá-lo para cada estação.

E mesmo quando se tem uma escolha em casa, é muito difícil levar exatamente o saco-cama de que se precisa no local, especialmente quando se tem uma previsão meteorológica flutuante e uma altura do ano em que o tempo não é estável.

Íamos para a Jordânia com temperaturas nocturnas a rondar os 3 e 5°C. A queda de neve em frente à cidade de Petra fez-nos pensar se iríamos congelar durante a noite, mas no dia seguinte estávamos mais quentes do que frios. Por vezes, o tempo faz o que quer :)

Desta vez, testei pessoalmente o saco-cama Ferrino Lightec 1000 e fiquei muito satisfeito. Peso razoável, não é desnecessariamente grande e as noites passadas nele foram muito confortáveis.

Um saco-cama com um peso menor, como o Lightex 500 Duvet, onde ainda se pode poupar algum peso, também seria suficiente nestas condições. Mas se tivesse chovido um pouco, teria provavelmente ficado no limite. Fiquei satisfeito com a minha escolha para esta caminhada. No entanto, para ambientes húmidos, com chuva for persistente, recomendamos um saco-cama com enchimento sintético, como o que testámos na nossa última expedição ao Círculo Polar Ártico. Aí, o Nightec 600 revelou-se uma boa escolha, embora nas noites mais frias o Nightec 800 também tivesse sido útil, pois já estava a ficar difícil de suportar o gelo.

Depois de ter descoberto o nível de atenção que a Mountain Equipment dedica à produção de sacos-cama e como estes são tão bem feitos, tenciono testar algo da sua oferta na próxima expedição. Eles são um dos melhores do mundo em matéria de penas, estou ansioso por uma nova experiência!

6. Alimentos com o mínimo de peso possível, mas com muita energia

Para todas as caminhadas de vários dias semelhantes, especialmente aquelas em que é necessário transportar toda a comida, utilizamos o máximo de alimentos secos possível, o que permite obter uma refeição quente, saciante e com muita energia em poucos minutos.

Para o pequeno-almoço, costumo fazer muesli (sobretudo Mixit), que complemento com papas de aveia simples e fruta liofilizada.

Em termos de almoço e jantar, há anos que estamos satisfeitos com os produtos da Summit to eat. Desta vez, levámos na mala o Chicken Tikka, Pasta com Salmão e Brócolos, Carne e Batatas e Arroz Frito com Frango. Tudo estava delicioso e dá sempre jeito depois de um dia atarefado.

A nossa dica: é sempre mais económico fazer uma mala para duas pessoas. Assim, consome-se menos peso para carregar e com os resíduos do que as embalagens de refeições individuais.

Da próxima vez, não nos esqueceremos de levar extras de sobremesa e ovos mexidos com queijo.

Passados alguns dias, é preciso variar um pouco, por isso diversificamos a nossa dieta com salsichas duráveis, salsichas caseiras, queijo e comida enlatada. Tudo isto combinado com pão - na Jordânia o árabe redondo era o melhor - durava até ao fim da caminhada.

E claro, barras de cereais e alguns chocolates e coisas do género também devem estar na bagagem.

Como suplementos energéticos e vitamínicos, o açúcar de uva e o magnésio são padrão na mochila.

Na próxima expedição, iremos também testar a conhecida marca dinamarquesa TRAIL. Se esta provar o seu valor, adicioná-la-emos à nossa oferta na Internet para a tornar ainda mais variada.

7. Fogão compacto e uma panela leve

O nosso principal problema para cozinhar na Jordânia foi o facto de só existirem cerca de duas ou três cidades em todo o país onde se podem comprar cartuchos para fogões a gás. Em Agaba, para onde voámos - apesar de não ser de todo uma cidade pequena - não vendem cartuchos de gás. Não esperávamos ter que lidar com um problema como falta de gás para cozinhar. Assim, apesar de ser um pouco mais difícil do ponto de vista logístico e financeiro, mas com um resultado positivo, tratámos de comprar cartuchos de gás na capital do país. Enquanto testávamos a densidade da água salgada do Mar Morto e nos empanturrávamos no buffet do almoço, mandámos o nosso motorista a Amã e ele regressou de lá com três cartuchos. Assim, a caminahda seria mais fácil. E com menos cheiro de gás e preocupação de entorná-lo nas nossas mochilas.

Já experimentámos vários fogões. Ao fim de anos, posso dizer que, embora existam várias soluções mais baratas, substitutos ou cópias, eu uso o MSR Pocket Rocket (há também uma versão De Luxe melhorada com ignição automática) que é fiável. Tenho o meu há cerca de 15 anos e ainda funciona. Depois da nossa peregrinação pela Jordânia e, especialmente, da experiência anterior para lá do Círculo Polar Ártico, na Suécia, invejo (no bom sentido) os outros membros da expedição por este modelo, que vou acrescentar ao Sistema de Queimador de Vento para a próxima expedição. O topo de linha é o MSR Reator, o sistema de cozinha ao ar livre mais rápido já inventado.

8. Uma boa lanterna de cabeça

Não se deve fazer qualquer caminhada sem uma lanterna de cabeça de boa qualidade, mas no caso de uma caminhada de vários dias isso está completamente fora de questão. Quer seja necessário caminhar de manhã cedo ou mesmo ao fim da tarde, ou apenas para montar uma tenda ou cozinhar à noite, uma lanterna de cabeça é uma boa e necessária companhia para um caminhante. Existem muitas marcas no mercado que fabricam lanternas de cabeça e muitas delas são de boa qualidade. Mais uma vez, optámos por um produto de qualidade testada e comprovada ao longo dos anos: as lanternas de cabeça Petzl.

Os modelos mais básicos, como o Tikka ou o Actic, são perfeitamente adequados para a utilização quotidiana, mas vale a pena subir de classe. Utilizei a Actic Core na Jordânia, onde já existe a opção de utilizar não só as clássicas baterias AAA (tinha-as na minha mochila como reserva), mas também uma bateria central que pode ser carregada via USB.

Se for ainda mais exigente e precisar de um feixe de luz ainda mais forte, que é especialmente útil para correr, andar de bicicleta ou fazer esqui noturno, recomendamos a Swift RL ou a sua versão Swift PRO.

9. Carregadores/baterias/adaptadores

Não é algo sem o qual não se possa sobreviver a uma caminhada de cinco dias.Afinal de contas, usamos nossos telemóveis para tudo: fotografias, navegação, anotações, etc. Por isso mesmo é melhor ter alguma energia de reserva. Assim, levamos um powerbank connosco. O tamanho ideal para uma caminhada desta duração é de 10.000W de capacidade, o que permite carregar o telemóvel entre três e quatro vezes, a depender do tipo de aparelho, claro.

Os powerbanks são produzidos por muitas marcas de qualidade, nós testámos a SCROSS, uma marca suíça com a qual sempre estivemos satisfeitos. Estamos particularmente felizes com o seu tamanho reduzido e prático. O peso também é muito aceitável em comparação com muitos outros powerbanks com a mesma capacidade.

Dependendo do país de onde viaja, é uma boa ideia levar o adaptador certo para poder carregar o seu powerbank com a rede eléctrica local, seja na Jordânia ou noutro local. ;)

10. Sapatos devidamente calçados + protecções contra areia e seixos

Qualquer pessoa que tenha feito um trilho mais longo, especialmente se for uma caminhada de vários dias, já sabe que é aconselhável usar sapatos de caminhada bem testados. Para esta caminhada, optámos todos por sapatos baixos, e foi uma boa escolha. No entanto, também apreciámos muito as mangas para os tornozelos. Se não fossem elas, teríamos andado a apanhar seixos e areia dos sapatos sem parar. Por vezes, uma coisa pequena e leve que nem ocupa espaço numa mochila pode fazer maravilhas inestimáveis. ;)

Quase todos concluíram a caminhada sem bolhas. Se aparecessem, o penso Compeed seria uma medida eficaz. É um dos poucos com que se pode caminhar confortavelmente mesmo quando se formam bolhas.

11. Canivete

Não saio para uma caminhada de vários dias sem um canivete. Ele deve ter um abre-latas, um abre-garrafas, possivelmente uma tesoura, um a faca e outros acessórios. É basicamente uma necessidade para a preparação de alimentos e, além disso, nunca se sabe onde ao longo do trilho será necessário cortar ou aparar alguma coisa. Pessoalmente, utilizo produtos Victorinox há anos. Nunca falharam. Já tenho o meu quinto canivete, mas não porque os anteriores não tenham resistido ao meu uso, pois estas facas são imortais e podemos ter uma para toda a vida. Desde que não se esqueça ocasionalmente de as descarregar da sua bagagem de mão para a bagagem principal e que não lhe tirem a faca no aeroporto. E a Victorinox é muito popular entre os ladrões, que foi o fim de um ou dois canivetes da minha "coleção" original. Atualmente, tenho uma Forester e estou muito satisfeito. Gosto dos modelos na versão de cabo maior, que seguram com mais eficácia. Pessoalmente, escolhi a versão com cabo de madeira, dá-me uma melhor sensação e ligação à natureza. ;)

12. Protetor solar, bálsamo labial, repelente

"Pequenas coisas" que não devemos nunca nos esquecer. Especialmente no deserto, mas também em desfiladeiros rochosos ou planaltos aleatórios. Certa vez, esqueci meu bálsamo labial e custou-me uma semana de reabilitação de lábios secos. Nada de horrível, mas podia ter sido evitado. Não me esqueci do repelente, mas no final não havia necessidade dele. Mas prefiro levar uma mochila extra menor do que ter de lutar contra insectos sem repelente e tornar o campismo desagradável.

Conteúdo completo das nossas mochilas:

Dormir - tenda, chão extra para a tenda, saco-cama, colchão de carro, almofada (pode ser feita da própria roupa ou insuflável)

Roupa - camisolas e roupa interior em merino, minika, casaco impermeável, calções, calças compridas, meias, cachecol, gorro (também quente para a noite) e luvas finas

Cozinhar e comer - fogão, tacho/panela, caneca, alimentos desidratados, alimentos frescos, barras de cereais e de proteínas, açúcar de uva, vitaminas/comprimidos efervescentes, chás, um pouco de sal, açúcar, alho e óleo - consoante o gosto e a dificuldade de quem come. :)

Artigos de higiene pessoal - escova e pasta de dentes (do menor tamanho possível - restos de pasta de dentes maior ou mini), sabonete pequeno, protetor solar, bálsamo labial e repelente)

Outros equipamentos - estojo básico de primeiros socorros, patches transdérmicos, aparelhos electrónicos (telemóvel, carregadores, cabos, reductores, e bateria), estojo impermeável para documentos, cinto de dinheiro (para os que preferem levar os documentos e valores à cintura - especialmente adequado nas cidades)

Apoio ao cliente fiável

Apoio ao cliente rápido, serviço de garantia e devoluções fáceis. Garantia vitalícia para os nossos produtos de madeira.

classificação média de 4,8/5

Mais de 6.000 comentários de clientes ao redor do mundo. 98% de clientes que nos recomendam.

Encomendas personalizadas

a 68travel é um fabricante de produtos originais, o que significa que podemos criar encomendas personalizadas rapidamente.

Somo apaixonados por aventura

Na 68travel adoramos viajar e explorar o mundo. Esforçamo-nos por utilizar materiais naturais reciclados e reduzir a utilização de plástico. 68travel à volta do mundo »

Pesquisar

COOKIES

A 68travel pede o seu consentimento para utilizar os seus dados para fins de publicidade e conteúdos personalizados, medição de publicidade e conteúdos, estatísticas de grupos de discussão e desenvolvimento de produtos, bem como para armazenar e/ou aceder a informações no dispositivo.

Pode ajustar as definições clicando em cada item. Para mais informações sobre o RGPD, visite esta página.

O utilizador pode alterar a forma como os seus dados pessoais são utilizados. Os fornecedores necessitam da sua autorização para fazer o seguinte: